Compartilhe este texto

Câncer gástrico: fique atento com o seu estômago

Por Estadão Conteúdo (Agência Estado)

12/02/2020 5h47 — em
Saúde e Bem-estar



 

Toda mulher fica com a consciência pesada quando está com os exames ginecológicos de rotina atrasados, não é mesmo? Já os homens se preocupam com a próstata. No entanto, a prevenção do câncer gástrico também deve fazer parte da rotina das pessoas com mais de 30 anos.

 

 

Afinal, ele é considerado o grande vilão entre os tumores gastrointestinais. A incidência da doença vem aumentando, inclusive, em pessoas jovens. No entanto, o diagnóstico precoce só é possível com a endoscopia. A cura do câncer gástrico está exclusivamente ligada à realização de exames.

 

 

Avaliação médica

 

 

Por conta disso, é fundamental procurar um médico para as avaliações de rotina, identificando assim possíveis problemas ainda na fase inicial, quando a cura é mais simples.

 

 

A partir dos 30 anos é recomendado fazer uma endoscopia para examinar esôfago, estômago e duodeno. Entretanto, após os 35 anos, a colonoscopia pode ser necessária. Isso porque o exame consegue detectar tumores gastrointestinais. O teste dura, no máximo, 10 minutos e requer sedação.

 

 

Prevenção

 

 

Além das consultar periódicas, alguns hábitos contribuem na prevenção do câncer gástrico. Aqui, manter uma dieta equilibrava faz toda a diferença. Por isso, é indicado priorizar o consumo de alimentos natural. Já embutidos e enlatados precisam ser eliminados do cardápio ou consumidos com muita moderação.

 

 

Atenção redobrada

 

 

Algumas pessoas precisam ter muita atenção para prevenir o câncer gástrico. Pacientes com gastrite atrófica, por exemplo. Isso acontece porque a dificuldade de digestão favorece o surgimento do problema. A lista conta também com pessoas que foram submetidas à cirurgia bariátrica.

 

 

Aqui, é importante destacar que a endoscopia convencional não consegue visualizar todo o segmento gástrico. Por isso, procure o seu médico para um controle rigoroso com a saúde. 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: cancer de estomago, dores estômago, Prevenção Câncer, saúde estômago, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar